quinta-feira, 19 de abril de 2012

Novo sistema de transferências de recursos trará agilidade às obras de pequeno porte


Os Secretários Municipais de Planejamento Urbano, Fernando Menezes e de Obras, Paulo Kummer, participaram, com suas equipes, de um evento de assistência técnica da Caixa Econômica Federal, onde foi apresentado o novo sistema de transferências de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para obras de pequeno valor.
De acordo com a portaria 507/2011, parceria entre Caixa e Governo Federal, assinada em novembro do ano passado, os recursos do OGU serão repassado em um sistema simplificado, onde a autorização do início da obra será após um aporte de 50% dos recursos na conta do município. Durante a obra, serão feitas três vistorias para aferição, uma nos primeiros 50% concluídos, outra com 80% da obra pronta e a última no final. Estas vistorias servirão para a liberar os recursos restantes.
Este novo regime está sendo aplicado desde 28 de Novembro de 2011, e somente é válido para obras entre R$250 mil e R$750 mil, consideradas de pequeno valor para o governo federal. “Este novo regime de transferências de recursos do OGU é muito significativo para todos os municípios, pois ele permite uma agilidade muito maior na conclusão de obras de pequeno porte, que são necessárias para a população. É importante lembrar que menos vistorias da Caixa não quer dizer menos fiscalização da obra. A responsabilidade de controlar o andamento do projeto é da prefeitura, que deverá apresentar relatórios de execução de cada etapa para garantir a liberação de recursos” diz o secretário Fernando Menezes. Segundo a Caixa, o procedimento simplificado beneficiará 87% das operações contratadas à partir de 24 de Novembro de 2011.
O evento contou com a participação de vários municípios do Vale dos Sinos e ocorreu no auditório da Associação comercial, industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, no centro de Novo Hamburgo. A Caixa ainda realizará outros eventos semelhantes em outras cidades, levando orientações e respondendo dúvidas sobre o novo sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário