terça-feira, 3 de julho de 2012

Trem: Seplan presente na inauguração do novo trecho


O prefeito ary Vanazzi, o deputado federal Ronaldo Zulke, o diretor executivo do Ministério das cidades Alexandre Macedo e o diretor-presidente da Trensurb Alexandre Kasper, no descerramento da placa na Estação Rio dos Sinos
  
       O secretário Fernando Menezes integrou a comitiva do prefeito Ary Vanazzi na inauguração da extensão da linha 1 do Trensurb, na tarde desta segunda-feira. Diversas autoridades, políticos e imprensa partiram da estação São Leopoldo e fizeram parada nas novas estações (Rio dos Sinos e Santo Afonso em Novo Hamburgo) para descerramento de placas e pronunciamentos oficiais.
A Trensurb estava operando o novo trecho em caráter experimental desde o dia 22 de maio e, a partir de terça (03) começa a operação comercial em horários que acompanham o cronograma geral dos trens, passando a atender mais 6 mil usuários por dia útil.

O diretor-presidente da Trensurb Humberto Kasper destacou o papel fundamental de interlocutores institucionais, como a seplan, para a garantia de realização do projeto, como reafirma Menezes. “Nós nos dedicamos, sem precedentes, para que tudo que estivesse ao nosso alcance e sob nossa responsabilidade corresse da melhor forma possível, com rigor e agilidade, conforme indicou nosso Prefeito. Hoje vemos que, mais do que a integração entre as cidades e com a Capital, o que é importante, a extensão da Linha 1 contribuiu para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas”, diz Menezes. A Seplan foi a gestora dos diversos contratos que estiveram no bojo da ampliação do tem, como as questões viárias e urbanas.
HISTÓRIA E FUTURO Conforme relembrou Vanazzi, a entrega de parte do prolongamento da Linha 1, que agora soma 9,3 km, é fruto de um processo intenso de debates e aperfeiçoamento da ideia inicial com grande impacto social. “Este foi um processo longo que começou nos anos 1970. E o projeto inicial previa apenas a construção da linha e as estações. Não havia projeto para casas e reassentamento, não constava a abertura da Mauá e a ponte sobre o Rio. A partir da nossa atuação este empreendimento tomou a forma que tem hoje. Os terrenos próximos valorizaram em dez vezes, as famílias que viviam na Vila dos Tocos estão em um loteamento com toda a infraestrutura e equipamentos urbanos que necessitam. Esta é uma obra que vai realmente articular as cidades e traz mais dignidade à comunidade que tem a vida renovada”. Vanazzi também informou que o prolongamento da Avenida Mauá deve ser finalizado e colocado à disposição da comunidade, com quatro pistas e sinalização adequada em 40 dias.
COMPROMISSO – O trecho final da Linha 1 ainda contemplará outras três novas estações, todas em Novo Hamburgo - Industrial, FENAC e Novo Hamburgo, e que devem ser inauguradas antes do prazo previsto, como informou Kasper. “Esta obra ganhou reconhecimento nacional pelo cumprimento e eficiência de seu cronograma de execução e vamos inaugurar as demais estações até o final deste ano, adiantando a entrega que havia sido prevista para  2013”, comprometeu-se.
O investimento total para ampliação da Linha 1 é de R$ 239,6 milhões, disponibilizados via Programa de Aceleração do Crescimento 2 - Mobilidade Grandes Cidades e inclui renovação do sistema viário, construção de ponte e reurbanização do entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário