quarta-feira, 28 de março de 2012

Planejamento de Fernando Menezes à frente da SEPLAN em 2012


No posto de Secretário Municipal de Planejamento Urbano de São Leopoldo tenho algumas metas para cumprir, todas elas decorrentes de determinações do prefeito Ary Vanazzi. Além de novas atribuições e ações que tenho em mente, sigo como compromisso de concluir todos os programas e projetos já existentes e em andamento, iniciados pelo companheiro e pré-candidato, Paulo Borba, que inclusive, junto com o prefeito, referendou meu nome à pasta da SEPLAN.
Também continuo na coordenação e com o dever de dar continuidade aos dois principais projetos que iniciei à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, a Semedes, que hoje está sob o comando de Jorge Kuhn.
Tanto a Revitalização da Rua Independência, quanto a finalização das obras de infra-estrutura do Distrito Industrial da Zona Norte, são desenvolvidos, projetados e planejados por uma equipe técnica  específica, que, à partir da SEPLAN, deu origem ao Fórum de Infra-estrutura urbana, que atualmente trata das principais obras de São Leopoldo.
Hoje, vem sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (SEMPE), com o auxilio da SEPLAN, os Programas de Aceleração de Crescimento (PAC’s) 1 e 2, que através de verbas do governo federal, trazem um conjunto de benefícios para os leopoldenses, como habitações populares, centros comunitários, quadras poliesportivas, praças, escolas e afins, todos com caráter social.
A SEPLAN tem um papel estratégico no governo e na administração de São Leopoldo. É nossa secretaria que faz os projetos necessários para a atender a população, os cadastra, quando necessário, em programas federais de incentivo, encaminha as licitações necessárias, acompanha a realização das obras e as fiscaliza.
Nossa intenção é promover uma integração de várias secretarias do governo municipal, que garanta a dedicação de todos os servidores em todos os níveis, para que nosso trabalho seja executado com qualidade. Nesta sistemática, estamos realizando efetivamente todos os projetos e demandas do município em todas as áreas.
Na área da saúde, faremos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Scharlau, que terá atendimento 24h e condições de internações dos casos mais simples, estamos reformando o Centro de Saúde do centro, que contará com um Centro de Especialidade Odontológica (CEO). Também estou atento à substituição do telhado velho, de madeira e telhas de barro, do Hospital Centenário pelas novas estruturas de aço e telhas metálicas que modernizarão e possibilitarão as obras que ainda são necessárias no hospital.
Na área do esporte e do turismo, estamos fazendo trabalhos conjuntos com as respectivas secretarias municipais para desenvolver projetos técnicos, que antes estavam sendo tratados somente pela Semedes e hoje estamos trabalhando em parceria. Assim como no projeto do Porto em São Leopoldo e dos outros projetos da Semedes, que continuamos acompanhando, nas áreas da tecnologia e relações internacionais.
Estou trabalhando firme em conjunto com as demais secretarias municipais em um planejamento de ações de fiscalização e de um conjunto de estratégias para melhorar a mobilidade urbana de São Leopoldo, através de nossa Diretoria de Mobilidade Urbana, a Dimurb.
Estou me integrando à esta secretaria e tentando fazer o mesmo com minha nova equipe, para que ela se adapte ao meu estilo de trabalho, e eu ao estilo deles, para que tudo ocorra da forma mais tranqüila e harmoniosa possível.
Minha perspectiva é de eu e minha equipe entendamos as determinações de Vanazzi e aceleremos os processos de todos os projetos do governo, levando em consideração a legislação, principalmente a eleitoral e a de responsabilidade fiscal. Estamos visando a conclusão e entrega do máximo número de obras iniciadas na gestão atual, deixando a cidade bem estruturada até o final do mandato do prefeito, em janeiro de 2013.

Um comentário:

  1. É palhaçada o que estão fazendo aqui na rua Vicente Prieto Vila Nova estão multando os moradores por causa de calçadas e a rua que esta quase intransitável não arrumam,já estourei um pneu do carro aqui.

    ResponderExcluir