sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Prefeitura cumpre prazo de reforma das casas do PAC 2 Arroio Kruse

Menezes reforçou o comprometimento do Município com os prazos de entrega das casas
A Prefeitura Municipal de São Leopoldo finalizou as 125 casas do complexo habitacional da Área 2 - PAC Arroio Kruse, local depredado por invasão ocorrida no final de maio deste ano. Após a desocupação pacífica da área, ocorrida em 05 de junho, o Município comprometeu-se com os mutuários em retomar as obras e aprontar as casas até 1º de setembro.
O secretário municipal do Planejamento Urbano Fernando Menezes, que assinou o compromisso de finalização das casas juntamente com a construtora Baliza, observa que, desde a invasão, todos os prazos estão sendo cumpridos. “Assumimos o compromisso em uma grande assembleia com os futuros proprietários e cumprimos o acordado. Neste período, dedicamos especial atenção ao caso, junto com a Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe). Em cerca de 50 dias de trabalho na obra, a Baliza consolidou, reformulou e reparou todos os estragos feito pelos invasores. Também tomamos as providências de cunho jurídico para que este prejuízo, de mais de R$ 250 mil, seja pago por quem o cometeu”, reforça Menezes.
Desde o início de setembro, Seplan e Sempe, com apoio do grupo de assistência social que acompanha o reassentamento das famílias, estão realizando reuniões com os mutuários (fotos) para agendamento e organização das mudanças de residência. Concomitante, o SEMAE está finalizando as ligações de água e esgoto e a Guarda Municipal, Brigada Militar e equipe de segurança privada mantém efetivos atentos ao local para evitar outras ações semelhantes ao ocorrido em maio e garantir que as famílias possam, finalmente, morar em suas novas casas.
Assistente social orientou o grupo de mutuários
VISTORIAS – Após a finalização do trabalho da construtora, uma equipe técnica fiscal da Sempre deu início à vistoria dos reparos e já aprovou 40 unidades habitacionais. Para liberação aos moradores, as casas ainda devem passar pela vistoria final da Caixa Econômica Federal. “Para entregarmos as chaves aos proprietários precisamos da aprovação da obra pela. Esta vistoria técnica teve início nesta semana e somente com esta aprovação poderemos entregar as casas e dar início às mudanças que devem começar ainda em setembro”, indica Menezes.
MUDANÇAS – Uma empresa especializada, disponibilizada pela Prefeitura, realizará a mudanças das famílias para os novos lares. Até lá, os proprietários poderão realizar pequenas melhorias nas casas, em um prazo de até duas semanas. Será possível modificar pinturas ou, por exemplo, assentar pisos diferenciados. “Também estamos prestando toda a orientação sobre estes procedimentos aos moradores. É importante observar que as melhorias devem ser feitas dentro do padrão técnico da construção, indicado pela Baliza, para garantir a qualidade das habitações”, reforça Menezes.
A equipe de assistência social também está realizando trabalho de orientação sobre posse responsável de animais de estimação e organizando a votação, entre os futuros moradores, para o nome do loteamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário