quarta-feira, 20 de junho de 2012

Seplan detalha Plano Diretor a moradores do Padre Reus


Na noite da segunda-feira, 18, a Secretaria de Planejamento Urbano de São Leopoldo realizou reunião ampliada com a Associação de Moradores do bairro Padre Reus, sobre o Plano Diretor da Cidade e seu processo de regulamentação. Os cerca de 20 moradores presentes assistiram, inicialmente, a uma apresentação feita pelo  arquiteto  da prefeitura Sidney Ihosa. O especialista destacou algumas características do Município que são a base para o Plano Diretor criado em 2006. “Temos uma área de aproximadamente 70 quilômetros quadrados. É uma cidade relativamente pequena, com muitas áreas verdes, as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e cursos d’água. Há uma grande demanda do setor imobiliário e empresarial e devemos buscar opções inteligentes para ordenar o crescimento mantendo as áreas de ambiente natural preservadas, assim como outras características da cidade”. Ilhosa também fez uma retomada histórica de todo o processo que originou o Plano Diretor em discussão, destacando os projetos de lei que ainda devem ser aprovados, após audiências públicas.
Cerca de vinte moradores estiveram no Salão Nobre da Prefeitura para conversar com Secretário

CONFLITO DE INTERESSES - Os representantes das diferentes associações de moradores, mais uma vez, enfatizaram a preocupação com o processo eminente de verticalização e também da instalação de comércios e indústrias em áreas historicamente reconhecidas como exclusivamente residenciais. “Será que o interesse econômico irá sempre se sobrepor? Sabemos que estamos discutindo o que vale mais, mas acreditamos que temos direito de querer manter. Por que não pode existir um bairro somente residencial?”, questionou um dos moradores, seguido por vários outros. Foram levantadas diversas dúvidas, tanto sobre o que, exatamente, o Plano Diretor está definindo, quanto sobre como o  processo de regulamentação irá ocorrer.
Após a apresentação feita por Ilhosa e uma rodada de questionamentos por parte dos moradores, o Secretário buscou esclarecer alguns pontos e manifestou a opinião do Executivo acerca do tema. “É uma questão polêmica pois envolve todos os tipos de interesses - econômicos, sociais, políticos, particulares e privados. A cidade se constitui a partir destes conflitos e o poder público deve intermediar e trabalhar a favor do interesse que for da maior parte da população”, pontua Menezes.
Ao final da reunião, um dos indicativos feitos pelos moradores do Padre Reus é o da possibilidade de construção de um Projeto de Lei por meio de Iniciativa Popular. Desta forma, questões que os moradores julgam importantes e não contempladas de acordo no Plano Diretor (altura máxima para edificações, áreas verdes a serem preservadas e exclusividade para residências em alguns bairros, dentre outros) poderiam ser propostas.
Menezes visitou Bairro e verificou preocupações dos moradores, como a preservação das áreas verdes

PORTAS ABERTAS – A reunião é resultado do diálogo que vem sendo mantido entre a Secretaria e a representação dos moradores. No final do mês e maio, a Associação do bairro Padre Reus entregou ao secretário Fernando Menezes um abaixo-assinado, com assinaturas de 98% dos moradores do bairro, onde reforçam suas reivindicações. No dia 12 de junho, Menezes verificou in loco algumas das situações denunciadas, em visita ao bairro Padre Reus.

Um comentário:

  1. Caros Administradores do Gabinete Seplan, eu achei todo o assunto postado muito plausivel, porem moro no Rio de Janeiro em um bairro do Suburbio do Rio e não percebo em que eu faço parte dos seus objetivos administrativos e em que eu possa ajudar e nem mesmo como de minha parte ou da parte de Vocês porem desejo sorte e que consigam os seus anseios atenciosamente Paulo Ritter

    ResponderExcluir