sexta-feira, 1 de junho de 2012

Moradores do Padre Reus querem debater Plano Diretor

O secretário do Planejamento Fernando Menezes, acompanhado pelo arquiteto  da prefeitura Sidney Ihosa,  recebeu em seu gabinete, na quinta (31)  pela manhã, a diretoria da Associação de Moradores do bairro Padre Reus. O grupo solicitou informações acerca do novo Plano Diretor de São Leopoldo. “Fizemos este movimento pois queremos saber em que fase está, quando será apresentado , se haverá novas reuniões com a comunidade, enfim, queremos saber qual a situação do novo Plano”, pontuou a presidente da Associação, Ana Paula Piovan.


VERTICALIZAÇÃO - Uma das preocupações manifestadas pelos moradores é o processo de verticalização e descaracterização do bairro que é predominantemente residencial. Junto a isso, o cuidado com o meio ambiente também foi destacado. “O bairro está sendo tomado por empresas, fábricas e outros empreendimentos e observamos que eles não respeitam as normas técnicas e regras para modificação do espaço urbano. Estão sendo construídos prédios altos, e os acessos ao bairro e ruas são trancadas por conta da infra-estrutura colocada pelas novas empresas”, destacou Ana Paula. 
Os moradores também relataram ocorrências de podas sem autorização, desmatamento e acúmulo de lixo em áreas de preservação ambiental, especialmente na Reserva da Mata Luiz Henrique Roessler mais conhecida como Matinho do Padre Reus. “Em 2007, aprovamos recurso de R$ 300 mil para o cercamento da reserva no Orçamento Participativo. Temos o projeto pronto, com gradilho semelhante ao utilizado na linha de trem. ”, lembrou a presidente da Associação.

Após ouvir as manifestações, Menezes concordou sobre a necessidade dos cidadãos acompanharem o planejamento da Cidade e reconheceu a importância das reivindicações. “É uma situação que tem diversas incompatibilidades, são interesses diferentes. A mobilização de vocês é importante, assim como a participação em todo o processo de elaboração do Plano diretor. Nós estamos dispostos a fornecer todas as informações e averiguar as situações que possam estar afrontando a legislação relacionada. Sobretudo, vale reforçar que o Plano Diretor é também instrumento para a cidadania, assim como o Estatuto das Cidades”, complementou o Secretário.
AÇÃO DA SEPLAN - No dia 12 de junho, pela manhã, o secretário do Planejamento fará uma visita ao bairro Padre Reus, acompanhado por representantes da Associação. O objetivo é verificar as situações apontadas pelos moradores  e, também, conhecer as áreas verdes do Bairro.

Um comentário:

  1. Em primeiro lugar, há falta de vontade de fazer, cada vez que se aproxima das eleições nos procuram e continua a falta de verba entre outras. Não há compromisso de conclusão, veja as pendencias existentes que se arrastam por anos a fio.

    ResponderExcluir